quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Cultura em Movimento

A cultura está se desenvolvendo no estado de Goiás e no país inteiro. As pessoas estão entendendo que cultura é uma característica humana de hábitos, crenças, língua, tradições, informações, educação, entretenimento.

Os produtores, artistas, educadores e profissionais ligados à área cultural estão antenados com tudo que está acontecendo, procurando cursos, palestras, livros, fazendo projetos, lutando por espaços e de alguma forma acrescentando com a história de sua região.

A pessoa que se dedica à arte, mesmo com toda dificuldade, modifica seu ambiente. Mesmo que seja em uma pequena cidade do interior, sem a mínima condição de trabalho, a paixão pela “cultura” a impulsiona pra ter forças pra transformar aquele local. Ela sabe a profundidade e a importância para o desenvolvimento das pessoas.

A diversidade cultural do nosso país é enorme seja na dança, música, teatro, gastronomia, artesanato, arquitetura, rituais religiosos.... enfim, em qualquer manifestação artística enxergamos a mistura deliciosa que diferencia o ser humano.

É essa capacidade de produção que mostra o profissionalismo de cada um e é estabelecida com bons projetos, com planejamento e qualidade, trazendo assim benefícios a todos.

Nossos pensamentos, atos e valores são transformados em produtos culturais e realizando de forma organizada e dinâmica podemos multiplicar esses valores e conhecimento.

Sempre estamos no processo de criação e re-criação do mundo, cada um com sua linguagem, com sua especificidade e daí as diferenças geram a soma. Que bom que temos essa capacidade!

Um comentário:

  1. A cultura assim em forma de pensamento e ideal é perfeita, é uma pena, mas pena mesmo que empresários, empresas e até mesmo governo não se empenhem tanto em fazermos cultura.
    Cultura antes de mais nada é educação, um povo sem educação é povo sem face, identidade. Estamos em busca da nossa identidade lutando e nadando contra a maré. O pensamento existe, a AÇÃO, O ATO, O FATO A CONCRETIZAÇÃO E NA MAIORIA NÓS ARTISTAS SOMOS IGNORADOS E MARGINALIZADOS ATÉ.

    ResponderExcluir