terça-feira, 25 de novembro de 2014

Exposição Fato Popular olhar Incomum



A exposição Fato Popular Olhar Incomum será realizada entre os dias 12 de dezembro de 2014 e 14 de fevereiro de 2015, na Potrich Galeria de Arte, trazendo uma seleção de dez trabalhos produzidos por três fotojornalistas do jornal O Popular.


São fotografias de Renato Conde, Weimer Carvalho e Wildes Barbosa que, sem perder de vista a informação como conteúdo principal da imagem, buscam abordar os seus temas de maneira crítica e, ao mesmo tempo, criativa, utilizando-se de estratégias de representação que se distanciam do modelo clássico documental, objetivo e direto, às vezes apelativo e sensacionalista.


Sob a curadoria do pesquisador, professor e fotógrafo Rafael Castanheira, a mostra reúne imagens, isoladas ou em séries, realizadas a partir de abordagens subjetivas a fim de produzir um outro tipo de reportagem, deslocando-a do seu tradicional caráter didático-moralista para aquele da criação artística.


Neste novo modelo, acredita-se que o fotógrafo deixa de ser uma mera testemunha passiva dos fatos para se tornar ele mesmo um intérprete dos acontecimentos e o espectador, por sua vez, sai da condição de consumidor de mensagens prontas para a de sujeito crítico em busca dos possíveis sentidos de uma imagem.


A exposição justifica-se por ser uma oportunidade de unir as artes visuais com o fotojornalismo, aproximando do público goiano as especificidades em comum destes dois campos, outrora considerados distintos – e até antagônicos. Justifica-se ainda por expor fotografias de rico conteúdo documental e histórico que abordam diversas questões socioculturais do Estado de Goiás.

Em suma, esta exposição visa não apenas informar e conscientizar seus visitantes acerca das novas potencialidades do atual fotojornalismo goiano no campo da comunicação e das artes, como também abordar fatos de relevância social da região de forma crítica e criativa.  



Ficha técnica:


Fotografias: Renato Conde, Weimer Carvalho e Wildes Barbosa

Curadoria e Produção: Rafael Castanheira

Assessoria de imprensa: Claudinha Fernandes Produções

Projeto gráfico: ZebraBold

Montagem da exposição: Cleandro Jorge


Agente cultural: Bempensado
SERVIÇO:
Abertura: 11 de dezembro, às 20h
Local: Potrich Galeria de Arte - Rua 52, 689 Jardim Goiás – Goiânia, GO

Visitação: 12 dezembro a 14 de fevereiro de 2015. Terça a Sexta, das 10 às 18h, Sábado, 10 às 14h

Comunicação & Imprensa: Claudinha Fernandes Produções (62 - 9147-0563 | 9388-9912 | 3922-6698)