quarta-feira, 28 de julho de 2010

A "nova velha" profissão

Há um tempo atrás, uma grande diversidade de profissionais já se arriscava em torno da Produção Cultural, mas não existia nenhum curso de nível superior que buscasse realmente o conhecimento a respeito da criação, planejamento, organização, difusão e crítica nesta área.

Tudo sempre foi feito na raça, na intuição, fazendo e aprendendo, tentando não errar novamente e buscando novos caminhos e soluções.
No geral, esse é o produtor de muito tempo na luta.

Hoje, quando converso com colegas da área sempre comentamos das oportunidades que os iniciantes tem agora, cursos superiores, workshops, palestras, estágios enfim, tudo pra aprender mais e trocar experiências. Isso é muito bom, todos ganham: o evento, o público, o artista, a cidade, o turismo e todos os colaboradores.

Em qualquer evento cultural seja ele pequeno ou de grande porte é necessário um produtor pra gerenciar as atividades de expressão cultural.

Organizar um evento não é coisa pra gente sem experiência, tem que conseguir lidar com pressão e tem que ter atitude, porque por mais bem planejado o evento, sempre surgem os imprevistos. Às vezes só planejar não significa acertar, inteligência e bom senso nos momentos de improviso sempre cai bem.

Então, não importa se o evento é grande ou pequeno, às vezes fazer café com leite é extremamente difícil.
A busca pra aprender coisas novas tem que permanecer!