domingo, 18 de dezembro de 2011

Um pouco de Fernando Martins



Aproveitei pra falar com esse goiano que tem o pé em Minas Gerais Fernando Martins, que fez uma visita a produtora Claudinha Fernandes Produções antes de embarcar para o México em mais uma temporada de trabalho e pesquisa.
Ele trabalha como professor e coreógrafo do grupo Quasar Jovem , projeto montado para formaçao de novos artistas goianos.Produz trabalhos independentes como coreógrafo e execução de vídeos.Esse é o goiano Fernando Martins de São Simão que já viajou o mundo com sua dança.

Quando você iniciou na dança? E em qual estilo foi ?
Iniciei meus estudos aos onze anos em Uberaba, na academia Beth Dorça onde se encontra no mesmo local , exercendo  a função de formação artística para muitos como eu .
Praticava também capoeira, jazz e algumas técnicas de dança de rua.

Qual espetáculo que mais te emocionou de fazer e assistir ?
São muitos os espetáculos que me emocionaram em fazer, pois tive a sorte de ao longo destes anos trabalhar com profissionais que admiro e me espelho muito, seria injusto de minha parte citar um,mas os espetáculos que mais se comunicam comigo são os da coreógrafa alemã Pina Bausch.

Como veio fazer parte da Quasar Cia de Dança?
Estava trabalhando em uma companhia no norte da Holanda chamada Galili dance e naquela ocasião, pensava em dar uma pausa para ter mais tempo de exercitar o lance da criação, a Quasar sempre foi um projeto que gostaria de realizar como bailarino, pois admiro muito o trabalho da companhia.

Fala um pouco sobre seu último trabalho coreografado para o Balé da Cidade de São Paulo.Trabalhei no balé da cidade de São Paulo durante oito anos e considero esta companhia uma grande escola . Gostava da idéia de voltar lá, mas na posição de coreógrafo.
Sabia que teria de trabalhar muito e conseguir de certa forma o prestígio e a responsabilidade de coreografar naquela instituição.
Foi uma experiência muito legal pra mim, um projeto que tem muito a ver comigo pois era voltado para o público jovem e um pouco carente deste tipo de informação.

Paralelo ao seu trabalho de bailarino e coreógrafo você tem trabalhos de filmes? O último inclusive, teve uma turma boa envolvida (Camilo Chapela, Mateus Dutra, Piva Barreto, Arpana Utara, Sílvio Quirino, Claudinha Fernandes).
Sim,
vídeos tem uma outra dinâmica e é preciso exercitar um olhar diferente, uma outra forma de comunicação através da arte do movimento que combina muito com as várias manifestações de arte como artes plásticas ,grafite etc ou seja, temos oportunidade de trocar informações com artistas que atuam em outras áreas. .

Por onde andas e pra onde vais ?

Neste momento estou preparando material para nossa nova criação que será realizado no México com a parceria do  bailarino e coreógrafo Camilo Chapela cujo o tema a ser discutido será (Universo Paralelo) com seus óbvios e abstratos sentidos.

O que 2012 promete ?Os projetos para futuro são os mesmos de sempre: continuar proporcionado arte e cultura com responsabilidade para todos os públicos.