segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Nós somos a soma do que vivemos e aprendemos

Depois de um ano de estudo, encontros, discussões, risos, troca e conhecimento terminamos mais uma etapa de nossas vidas.

A Especialização de Produção e Gestão de Projetos Culturais da UFG, veio pra iniciar uma outra forma de profissionalizar os Gestores Culturais de Goiás.

Na nossa sala da UFG tinha uma mistura de pessoas e cada pessoa com um “universo” pra dividir.
E como não poderia deixar de ser, principalmente nesse curso tão diferenciado, esses “universos” foram divididos e compartilhados.
Pessoas de Pontos de Cultura, da Escola Aberta, de Inhumas (toda noite estavam ali para aprender e ensinar), jornalistas, músicos, produtores, fotógrafos, profissionais liberais enfim.... uma turma bem diversificada e pronta pra aprender mais, ouvir, falar e falar muito, porque idéias não faltam pra essa galera.
Prova disso, foi a apresentação final do Trabalho de Conclusão de Curso, vários projetos criativos e realizáveis foram expostos.
Acredito que a Coordenação do Curso e os professores tiveram o sentimento de missão cumprida.

Não posso deixar de registrar que todos os professores, cada um a sua maneira instigaram, aguçaram e tiraram uma cortina preta dos olhos de cada aluno.

E conseguiram! Podemos sim fazer, ousar e acreditar cada vez mais no crescimento da cultura no nosso Estado de Goiás como instrumento de trabalho e também das ações já existentes no mercado.

Não podemos prender as mesmices, ao básico, caindo na rotina ou nos mesmos erros.O profissionalismo com coração aberto, sentimento e criatividade nos garante estar na área cultural para agregar valores sociais e éticos, a essência do ser humano.

O balanço que faço não é somente pelo título acadêmico adquirido, mas do que levo comigo.Os saberes, as novas amizades e o elo das pessoas com: cultura – crenças – arte – formação – indagações -  natureza – fé  - símbolos - produção e uma infinidade de outras coisas, que alimentam e dão a energia que precisamos pra continuar e mostrar o papel do Gestor Cultural.

O Gestor/Produtor Cultural nunca fica satisfeito por completo, sempre anseia e busca caminhos pra transformar e contribuir.
Agora bora trabalhar galera!!!

Essa é a turma de 2010 do Curso de Pós Graduação em Produção e Gestão de Projetos Culurais da UFG.
Foto da Comemoração de final de ano