sábado, 15 de outubro de 2011

VIII Seminário do Ensino de Arte

VIII SEMINÁRIO DO ENSINO DE ARTE:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES CONTEMPORÂNEAS E III MOSTRA ARTÍSTICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM TEMPO INTEGRAL - EETI



Nos dias 18 e 19 de outubro de 2011, no Teatro Madre Esperança Garrido – Goiânia Goiás, acontece o Seminário de Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas,  um evento organizado pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/SEDUC-GO e tem como finalidade propiciar interlocuções com os professores de arte das redes estadual e municipal de educação e de diversas universidades, discutir e refletir sobre a arte na educação básica a partir do cenário contemporâneo nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro.
Dia 18/10/2011


17h30 – Credenciamento


18h30 – Abertura Oficial


19h – III Mostra Artística das Escolas Estaduais de Tempo Integral: Espetáculo: Papel-que-vira-mundo. Ao explorar a temática identidade cultural, no decorrer das oficinas artísticas, procurou-se desenvolver nos estudantes a consciência de si e do outro, numa viagem plena de descobrimentos das características individuais, dos sonhos, das esperanças, das histórias de vida que se juntaram para compor uma única narrativa.




Texto
Altair de Sousa e Rebeca Neto

Direção geral

Altair de Sousa

Dia 19/10/2011
8h00 – Apresentação da Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado
Formada por professores e estudantes de música da rede estadual, os quais participam do "Grupo de estudo e Pesquisa em Bandas" do "Ciranda da Arte".
 
9h00 – Conferência: As dimensões profissionais do arte educador: ensinar e produzir arte.

Profª Dra. Ana Angélica Albano – Unicamp/SP



Profº Dr. Graham John Price


11h00Coro Cênico Ciranda da Arte .
Formado por professores de música da rede estadual de educação, tem como objetivo promover a apreciação crítico-musical dos estudantes, da rede, por meio de espetáculos e performances musicais.
14h - Trupe dos Cirandeiros: O Capitão e a Sereia.
A Trupe de Cirandeiros - Núcleo de Criação Teatral do Ciranda da Arte é formado por um grupo de professores-artistas-pesquisadores de Teatro da Rede Estadual de Ensino de Goiás e tem a proposta de criar espetáculos teatrais para serem apresentados nas escolas da rede. 


14h30   GTs de artes visuais, dança, música teatro e contação de histórias:
Relatos de experiências dos professores da rede e palestras por área artística.


Artes Visuais
Profª  Ms. Manoela dos Anjos Afonso – FAV/UFG/GO


Dança
Profª Dra. Renata de Lima Silva – EMAC/UFG/GO


Música
Profº Ms. André Luiz Gonçalves de Oliveira  


Teatro
Profº Dr. Arão Nogueira Paranaguá de Santana


Contação de Histórias
Profª Ms. Edvânia Braz Teixeira Rodrigues


16hAvaliação dos GTs.
Mediação: Prof. Msc. Henrique Lima Assis Doutorando em Educação/UNICAMP
17h - Lançamento de livros e Ciranda com Grupo de Percussão Ciranda de FogoFormado por músicos, professores, que atualmente participam de vários trabalhos no movimento regional de Goiânia, que faz uma pesquisa sobre a cultura popular brasileira. 


19h30 Espetáculo: A FarpaCompanhia Mínima.

Entrada franca para participantes do seminário.  A programação cultural inclui o espetáculo A Farpa da Companhia Mínima de Teatro.
Sobre A Farpa - O espetáculo é resultado de um processo de pesquisa, investigação e elaboração sustentado sobre o trabalho do ator, sua arte secreta e a construção poética da cena por uma via extracotidiana. Configurado a partir de um processo colaborativo, sua dramaturgia é tecida por elementos poéticos, resultantes das experiências dos próprios artistas, intertextualizado por diálogos de metalinguagem inspirados nas obras do artista plástico goiano Paulo Fogaça e da poética sertaneja de Guimarães Rosa.

Foto: Dirce VieiraDIREÇÃO E COONCEPÇÃO GERAL - Franco Pimentel


E o melhor que é Entrada free