sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quem disse que gato não é companheiro?

Eu nunca tive gato na minha vida, sempre achei cachorro o animal mais companheiro e brincalhão que existe.

Só que tem mais ou menos um mês, que por força do destino comecei a conviver com uma gata.

Meu filho trouxe pra casa uma gata persa (esses gatos foram muito apreciados pela aristrocacia européia) que logo no início resisti bravamente, bastou um dia pra que eu começasse o apego e me derretesse por ela.

Pensei comigo, se fosse um cachorro ficaria muito complicado criar no apartamento, mas sendo essa espécie que tem por característica dormir praticamente o dia todo dá pra pensar....e eu que achei que era somente no desenho que tinha gato assim, tipo o “Garfield”.

Bom, isso me fez começar a interessar pela companhia dessa gatinha, nem miar ela mia, fica só fazendo um ronquinho que descobri que é ronronar quando gosta do carinho recebido.

Características do persa: pelo comprido e grosso, pernas curtas e grossas, uma cauda curta e estreita, uma cabeça larga, orelhas afastadas, bochechas cheias, olhos grandes e um focinho achatado que é muito fofo!

Descobri que gatos têm personalidade, então quando o dono viaja muito ou passa muito tempo longe ele, se chateia e fica mais distante, te exclui mesmo pira?
O dono vai ter que reconquistá-lo pra ter novamente seu carinho.

Dizem que o gato não precisa tomar banho porque ele se limpa, a minha foge a regra porque além dela se limpar levo pra tomar banho toda semana...hehehehe.

Outra coisa, gatos não tem sete vidas, tem que cuidar do bichinho gente, comidinha e água limpinha porque esse animal é exigente.

Tudo isso que estou falando aqui nesse post é novidade pra mim, porque para os apreciadores de gato de longa data que conheço, sabem de tudo isso e muito mais.

Conheço gente que ama tanto gato que além de terem vários, lêem livros e assistem filmes constantemente sobre eles.

Minha mãe mesmo, ela cria 8 gatinhos, daqueles vadios, que vai na casa dela come, bebe, dorme e some durante o dia. E o melhor é que ela sabe a diferença de cada um e chama por nome e ai de quem maltratar os bichinhos.

Aqui vai a minha homenagem a todos que tem um gatinho. Sabem que o animal retribui o carinho recebido, brinca e interage com seu dono.

Pra completar o post, uma crônica do mestre Drummond ligando o gato à cultura e intelectualidade.

Crônica de Carlos Drummond de Andrade
"Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultura. É o movimento civilizado de um organismo plenamente ajustado às leis físicas, e que não carece de suplemento de informação. Livros e papéis, beneficiam-se com a sua presteza austera. Mais do que a coruja, o gato é símbolo e guardião da vida intelectual".