sexta-feira, 3 de março de 2017

O Bom filho sempre a "sua casa" retorna




O pianista, compositor, arranjador, produtor e diretor musical Ricardo Leão acumula uma extensa carreira musical, com importantes participações em trilhas musicais para TV, Teatro e Cinema.

Como produtor e compositor musical, acaba de lançar o CD A Lei do Amor - Música Original de Ricardo Leão (Som Livre), com participações de instrumentistas renomados como o violoncelista Jaques Morelenbaum, o violinista Daniel Guedes, os violonistas Ricardo Silveira, Jairo Reis e Pedro Braga, o baixista Bororó, além de outros grandes músicos.


Feita sob medida para narrativa da novela da TV Globo, das 21 músicas instrumentais que compõem o CD, 20 faixas são inéditas e autorais, e traz uma releitura: a clássica “Asa Branca” de Luiz Gonzaga (Bônus Track).

Ricardo conta que foi um desafio trabalhar nas músicas do CD, onde colocou nos temas dos personagens e nas músicas incidentais toda a vivência adquirida. "Quando fui convidado por Denise Saraceni (Diretora Artística) e por Marcel Klemm (Gerencia Musical TV Globo) para fazer a música de A Lei do Amor  senti aquela  ansiedade de um iniciante compondo a  sua primeira trilha. Tanto é que quando me perguntam quanto tempo levei para compor e gravar a trilha respondo: 57 anos”, comenta Leão. De fato, talentoso e dedicado, ele colocou toda sua vida e experiência nesse trabalho incrível.

Durante as gravações nos estúdios Jaula do Leão e Fibra, Ricardo se dividiu também entre execução, arranjos e orquestrações (exceto nas faixas “Romance” e “Idas e Vindas”, que teve orquestração, transcrição e regência do maestro Vittor Santos). Mas não é só de pentagramas, figuras e notas musicais que se baseia o trabalho de um produtor musical.
Ideias diferenciadas são essenciais para complementar a ambientação musical. Para criar as composições, Leão foi para o interior das cidades de Goiás e de São Paulo e gravou violas caipiras com músicos locais.  Não por acaso a cidade fictícia de São Dimas fica no interior paulista, onde se passa a novela.


Ao lado dos músicos, o maestro Jaques Morelenbaum arranjou seu violoncelo ao contexto musical proporcionando um encontro inusitado e original, colocando a música de raiz lado a lado com a música erudita - essa mistura pode ser ouvida nas faixas "São Dimas", “O Dom”, “Triste Helo” e “Os Reveses”.  “Usei o violoncelo de Morelenbaum também como um instrumento de percussão e de efeitos sonoros causando um misto de tensão e estranheza nas cenas de suspense da novela”, explica.
O CD traz também uma orquestra de cordas e madeiras com 16 instrumentos – a cargo dos violinistas Ricardo Amado, Daniel Guedes, Antonella Pareschi e do clarinetista Dirceu Leite.
Os pianos foram gravados em três locais diferentes, o que proporcionou sonoridades diferentes para situações diversas na confecção da trilha.  Para gravar o tema "As Águas de São Dimas", Ricardo convidou o percussionista Alex Fonseca que gravou as percussões tocando em bacias, gamelas e baldes cheios de água. Ele explica o efeito desejado: “O ritmo extraído das águas fez um contraponto com os Cellos sincopados e os violinos intensos e cheios de lirismo”.
O goiano Ricardo Leão é detentor de vários prêmios e traz a sua assinatura em aproximadamente 300 discos.  É hoje um dos músicos mais atuantes da cena musical brasileira.
Em um dia único teremos esse espetáculo maravilhoso de Ricardo leão e Orquestra Sinfônica de Goiânia com "A Lei do Amor"!!!!
Serviço:
Ricardo Leão e Orquestra Sinfônica de Goiânia: A Lei do Amor
Data: Dia 9 de março de 2017
Local: Teatro Sesi – Goiânia
Endereço: Av. João Leite n. 1013 Setor Santa Genoveva
Telefone:3269 0803
Horário:20h
Entrada Gratuita
Capacidade: 600 lugares
Classificação etária: 10 anos
Acesso para pessoas com deficiência: Sim








Nenhum comentário:

Postar um comentário