sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Turnê “Música de Concerto no Coração do Brasil” com Luiz Blumenschein



Entre os dias 12 a 25 de agosto, as cidades de Pirenópolis, Cidade de Goiás, Goiânia e Brasília/DF recebem a turnê “Música de Concerto no Coração do Brasil”, com o pianistas Luiz Blumenschein.

Premiado em vários concursos de piano no Brasil, Luiz Blumenschein é goiano, mas reside na Alemanha desde o ano de 1982. O primeiro show da turnê será realizado na cidade de Pirenópolis, dia 12 de agosto, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, às 20h. A entrada é franca.

Nesta turnê, Luiz Blumenschein lança seu mais novo trabalho: o CD Inspiração Brasileira.

SOBRE LUIZ BLUEMENSCHEIN
Natural de Goiânia ele estudou no Conservatório de Música com a Professora Heddy Wascheck e formou-se pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na classe da pianista Belkiss Carneiro de Mendonça no ano de 1981, tendo sido premiado em vários concursos de piano no Brasil.

na Alemanha, cursou Mestrado em Piano Solo na classe das pianistas Rosa Sabater e Elza Kolodin, na Escola Superior de Música Freiburg i. Bresgau e Mestrado em Piano e Música de Câmara, na classe da pianista e reitora Fany Solter, na Escola Superior de Música de Karlsruhe. O talento para a improvisação e os estudos também possibilitaram a Luiz Blumenschein contato estreito com a dança: desde 1991 é pianista acompanhador da Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Mannheim (Alemanha). No Brasil, é correpetidor e pianista solista do Seminário Internacional de Dança de Brasília desde 1993. Suas criações estão registradas em três CDs já esgotados. Luiz Blumenschein recebeu do Estado de Goiás a comenda da Ordem do Anhanguera.

LANÇAMENTO DO CD INSPIRAÇÃO BRASILEIRA
Nesta turnê, o pianista Luiz Blumenschein lança o CD 'Inspiração Brasileira'. Por meio deste registro que faz parte do Projeto Panorama da Música Brasileira para Piano, Luiz Blumenschein consolida um objetivo de vida que une a inspiração e entusiasmo dos primeiros anos de estudo no Brasil com a maturidade e sensibilidade da carreira internacional vivida sobretudo na Alemanha. Ao ouvir as composições de Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro e César Guerra- Peixe, na interpretação sensível de Luiz Blumenschein, conectamos a inspiração dos compositores à garra e determinação dos artistas que divulgaram e divulgam a música e a arte.


MÚSICA DE CONCERTO NO CORAÇÃO DO BRASIL
A Chaconne de Bach Brahms era um dedicado colecionador de manuscritos. Em 1890 foi-lhe oferecido um manuscrito da Partita em Ré Menor de Johann Sebastian Bach, datado de 1720, o que indicaria que esta peça teria sido composta na cidade de Köthen, onde Bach era o maestro da orquestra. O último movimento desta obra é a conhecida Chaconne.

À época, Brahms duvidou da autenticidade do documento que trazia caligrafia de beleza e valor sem igual. Esta partitura encontra-se atualmente na Biblioteca Nacional de Berlim.
Composta originalmente para violino solo, Brahms trabalhou a peça como um estudo e a transpôs para a mão esquerda ao piano. Com a descoberta de Brahms e o apoio do violinista Joseph Joachim, muito amigo de Brahms, a Partita em Ré Menor tornou-se conhecida e firmou-se como uma das grandes obras de Bach.


Carnaval de Viena
Schumann encontrava-se em Viena em 1839 quando compôs quatro movimentos do Carnaval de Viena. Já o quinto movimento foi concluído quando viajava de volta à cidade natal, Leipzig. Os cinco movimentos do Carnaval de Viena têm o caráter de sonata, porém foi o próprio compositor quem deu o subtítulo Fantasiebilder à obra.

A fantasia de Schumann instiga a imaginação e remete à alegria festiva do Carnaval de Viena, além de brincar com diversos temas, como por exemplo, no primeiro movimento, quando Schumann cita a Marselhesa. A primeira audição da peça aconteceu apenas após o falecimento do compositor. Foi a esposa Clara Schumann quem trouxe a obra à vida na própria cidade de Viena.


Ciclo Brasileiro
De temperamento exuberante e intenso, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) expandiu e consolidou o nacionalismo na música de concerto do Brasil, inspirando-se na musicalidade expressa pelo povo. A brasilidade de Villa-Lobos aparece na obra Ciclo Brasileiro de forma completa: a rítmica, a sensibilidade, o humor e a vivacidade surgem a cada nota.

Composto entre 1936-1937, o Ciclo Brasileiro espelha essa brasilidade na doçura e simplicidade do plantio do caboclo, no erotismo e sensualidade das impressões seresteiras e na rítmica e intensidade da festa no sertão. Já a dança do índio branco foi considerada por Villa-Lobos como o seu autorretrato, segundo citação do pianista Arnaldo Estrela durante Festival de Música em Goiânia.


UM POUCO DE HISTÓRIA
Foi aos 17 anos que Luiz Blumenschein teve a oportunidade de ouvir a professora Belkiss Carneiro de Mendonça interpretar ao piano a Rapsódia em si menor, de Brahms. O fascínio despertado pela intensidade da música e da intérprete foi determinante para que Luiz decidisse seguir a carreira de pianista.

Dona Belkiss (1928-2005), recebeu da avó Maria Angélica do Couto Brandão, conhecida pelo apelido de Nhánhá do Couto (1880-1945), pioneira na divulgação e promoção da música erudita em Goiás, os primeiros ensinamentos ao piano e o gosto pela brasilidade. Mas foi somente em 1971, aos 43 anos, que D. Belkiss gravou seu primeiro LP pela Copacabana Discos – Panorama da Música Brasileira para Piano, com obras de Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro e Camargo Guarnieri, entre outros.

Entre os 17 e 23 anos, durante o curso de bacharelado em piano solo em Goiânia, D. Belkiss apresentou a Luiz Blumenschein as obras de vários compositores brasileiros, e o incentivou a prosseguir com os estudos. O jovem estudante teve o privilégio de poder estudar no piano de concerto da professora, pessoa marcante e com quem compartilhou grande amizade.

Aliada à inspiração da professora cujo objetivo maior era divulgar a música brasileira, Luiz Blumenschein pode conhecer as estórias de grandes nomes da música erudita brasileira, pois D. Belkiss foi contemporânea de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e conviveu com o também compositor Camargo Guarnieri (1907-1993) e o pianista Arnaldo Estrela (1908-1980), além de muitos outros.
Para Luiz Blumenschein, a música brasileira para piano é muito rica e ainda pouco divulgada no Brasil e no exterior, até mesmo a obra de Heitor Villa-Lobos, o compositor mais conhecido. Nas suas apresentações, Luiz Blumenschein, fazendo jus à sua formação, sempre inclui uma peça brasileira.


SERVIÇO:
Primeira Cidade - Pirenópolis
Show: MÚSICA DE CONCERTO NO CORAÇÃO DO BRASIL, com Luiz Blumenschein
Datas: 12/08 – 20 horas
Local: Teatro Sebastião Pompeu de Pina
ENTRADA FRANCA
Endereço: R. Comendador Joaquim Alves - Centro, Pirenópolis - GO

Segunda Cidade - Cidade de Goiás
Data: 13/ 08 - 20h
Local: Palácio Conde dos Arcos
ENTRADA FRANCA
Endereço: Praça do Coreto, Cidade de Goiás


Terceira Cidade - Goiânia
Data: 21/ 08 - 11h
Local: Teatro Goiânia
ENTRADA FRANCA
Endereço: Av. Tocantins, centro - Goiânia
Informações: Claudinha Fernandes Produções (62) 9.9147-0563 | (62) 9.9388-9912


Nenhum comentário:

Postar um comentário